21/11/2008

()Proposta 18. Novas gerações e Terceiro Renascimento

Data da proposta: 21 novembre de 2008
Para comprender a evolução possivel de um terceiro renascimento precisará confrontar-se com a evolução das gerações e suas caracteristicas mais profundas. Nesta proposta e na da proxima semana apresentamos 5 grupos geracionais que encarnam a condição criativa de sua geração, e que constituem portanto o nucleo duro dos consum-autores nas suas faixas etarias. Em baixo vamos descreve-los brevemente.
Posh-Tweens - (8-12 anos, ambos os sexos, Italia como pais tipico). Os Posh Tweens são adolescentes que gostam de novidades, talvez os ultimos e os unicos a seguir as logicas tradicionais da ultima moda, a propor esteticas omologadas e reconheciveis, que se encaixam no cenario das marcas e das griffes. Um nucleo geracional que podemos definir fashion victims. Por esta razão muitos estilistas e alguns designer se apresentam com suas linhas de produto para esta faixa etaria. Para este caso a proposta é imaginar modelos educativos novos, onde evitar excesso de conformismo.
Expo teens - (12-20 anos, ambos os sexos, Japon como pais tipico). Os Expo Teens são teen-agers que vivem sua identidade como"exposição" (que inclue a exibição, mas a exposição às tecnologias também, o uso dos codigos das tribos, a sensibilidade às variadas linguagens com a musica em primeiro lugar), e que criam seu proprio mundo estetico em cima desta plataforma. No mundo deste nucleo geracional a moda se encontra com a arte, a grafica e o design, e o ExpoTeen - com a mudança de idade - se torna ExperTeen. A proposta é de ajuda-los a desenvolver sua propria competencia, evitando excessos exibitivos e de narcisismo.
Linker People - (20-25 anos, ambos os sexos, Finlandia como pais tipico). Novos individuos que vivem a condição multiplayer, os Linker People vivem a condição urbana como um infinito reservatorio de estimulos para propor e colecionar. Eles se mostram trend setters nos comportamentos de consumo e grandes exploradores de comportamentos e modas. Um nucleo geracional aberto a todo tipo de combinações, mesmo imprevistas, entre fenomenos mediaticos e experiencia pessoal, para criar e repropor "codigos comuns". A proposta é de envolve-los da maneira mais ativa possivel na definição de novos projetos.
Unique Sons - (20-35 anos - ambos os sexos, China como pais tipico). È a geração dos filhos unicos: individualistas, egocentricos, narcisistas e consumistas. São e se sentem unicos, mas ficam procurando continuamente os irmãos que nunca tiveram. Este é o nucleo geracional que de fato representa o motor da nova sociedade de consumo - da China até o Mediterraneo -. Individuos envolvidos em atividades criativas e em performances economicas que constituem seu horizonte existencial. Entre a mitologia do capitalismo e a volta ao familismo. A proposta é de dirigir seu entusiasmo pelo consumo na direção da inovação.
Sense Girls - (25-35 anos, sexo feminino, Tailandia como pais tipico). Refinadas, sensiveis exoticas, as Sense Girls propõem uma estetica absolutamente distante da vulgaridade mediatica, pondo-se ao centro de uma revolução etica e estetica que define uma mudança profunda de paradigma, e neutraliza a corrida acritica para a modernização pelas grandes nações asiaticas. Neste caso a transformação será comandada não pelo Far East, mas pela Asia do meio e pelas comunidades budistas: junto com a Tailandia, a India e Sri Lanka, e junto com as moças sul-americanas e nord-europeias. A proposta é de mixar a sensibilidade estetica oriental com a ocidental.

Nenhum comentário: