05/11/2008

PreVisão 54 bis. Brand over

Data da previsão: 5 de novembro de 2008
Depois da crise dos bancos, a crise das marcas. Da Bankruptcy à Brandruptcy. Da bancarrota à marcarrota. O tema da brand multisensorial - desenvolvido por Martin Lindstrom em Brand Sense - se inscreve totalmente na dimensão post-moderna de fascinação que está progressivamente se exaurindo. Nos proximos anos vamos assistir á derrocada das grandes marcas e da quebra definitiva de um paradigma gasto demais e que já usou todas as formas de manipulação, inclusive as mais refinadas invenções sensoriais. A onda longa deste fenomeno permitirá a algumas brands de resistir por muito tempo, especialmente em função dos mercados emergentes e mais ativos (BRIC) que continuarão ainda a mostrar uma certa fascinação com as marcas, que correspondem com a fase de modernização destes paises. Depois de um tempo porém, o contagio se estenderá a todos os mercados e o marketing se encontrará esmagado por um impetuoso "back to the basics", confrontando-se com a qualidade dos produtos que precisará ser inatacavel, com a variavel do auto-controle do preço, com as logicas de acessibilidade do low cost, ou com a indiscutivel excelencia da marca. Não terá mais espaço para jogadas ou jogatinas de marketing, daqueles que por muitos anos garantiam que tudo se reduz a conversação, e que portanto para ficar bem no mercado o brand só precisa aprender a conversar. Mesmo porque as jogadas serão feitas sempre mais pelos consumidores, voltando a ter o papel de pessoas e de cidadões, como era no mundo pre-industrial.
A consolidação definitiva e abrangente do consum-autor vai se estender nos proximos 5 anos a todas as classes etarias, puxadas pelos linker people, a subverter todos os parametros do marketing tradicional.
Data de vencimento: 5 de novembro de 2011

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