12/11/2008

PreSentimento 54: comunicaçao não, estetica sim

Data do presentimento: 12 de novembro de 2007
A comunicação fechou seu ciclo feliz, deixando definitivamente o lugar para a Estetica. A Estetica é a disciplina do sentir, e envolveu no seu crescimento primeiramente a arte, depois o design, e agora a moda. Favorecido pelas novas tecnologias também, o campo estetico está se alargando. Alguem interpreta esta extensão como um enfraquecimento da linguagem artistica: a obra de arte decai para mercadoria. Ao contrario Duchamp já tinha em mente, um seculo atrás, o verdadeiro caminho que se enxertaria na sociedade nascente: a mercadoria estava-se tornando a extraordinaria expressão do talento artistico: Warhol com experteza virou seu netinho. Depois de um seculo este axioma já é reconhecido pelos consumidores também. Mas - assim como na arte que depois se transforma em design - não todas as mercadorias se parecem ou são iguais. O consumidor assume o papel que foi aquele do critico de arte. A partir de agora começa o jogo da avaliação estetica, do sucesso e do fracasso. E o presentimento diz respeito a esta capacidade estetica que o consumidor terá condição de impor nos proximos 10 anos às empresas de produção.
A outra operação que Duchamp desencadeia é a enfase da intenção, e portanto a inteligencia na escolha: confiar nas forças e processos que já decidiram por nos, recuperando-os com a intenção, que enfatiza o valor estetico. Duchamp continua a emitir nos nossos tempos suas raras, calibradas intenções, a conduzir seu discurso polidimensional, livre de qualquer "especifico" artistico, pronto a envolver todos os setores de experiencia, a cruza-los entre si. O consuidor odierno não faz outra coisa senão seguir este mesmo caminho.
Data de vencimento: 12 de novembro de 2017

Nenhum comentário: