02/11/2008

PreVisão 53. Consumos latentes nossos, consumos evidentes deles

Nestes dias de crise profunda reler esta previsão que vence justamente hoje, representa um jogo do destino: sua leitura mais imediata e direta é que a inovação não foi suficiente e que o consumo nos nossos paises opulentos ficará latente ainda por muito tempo, já que não foram respeitadas as proprias promessas....

Data da previsão: 2 de novembro de 2007

Nas sociedades mais avançadas o consumo não representa mais uma condição permanente, mas sim um sub-rastro para integrar algumas experiencias de vida. E desta maneira vai se firmando uma latencia do consumo, que impede estudar diretamente suas caracteristicas e evoluções, exigindo uma abordagem mais ampla mas indireta. O consumo latente se transforma em consumo real e explicito, somente no momento em que atinge os centros nevralgicos da identidade pessoal e coletiva. No trabalho da explicitação dessa latencia de consumo, a estrategia que melhor funciona é aquela que radicaliza as experiencias: a duração ou o instante, o passado ou o futuro, o valor profundo ou a maravilha, o maximo da intimidade ou a universalidade da condivisão. Neste horizonte emerge a ocasião potencial, não o estilo real de vida, que acaba sendo passado por cima pela oportunidade de experimentar qualidades novas. O desafio produtivo e comercial inscreve-se portanto em um painel de inovação permanente que evita a repetição enquanto aceita o desafio radical de um consumo que clama por um estimulo e recombinação continuos. Nos mercados saturos do Ocidente o consumidor deixa seu lugar para o cidadão, assim como está acontecendo no jornalismo com o fenomeno crescente do citizen journalism, e o consumo torna-se latente, ou seja se realiza somente além de alguns limiares criticos definidos pelo mix alquimico de necessidade, desejo, preço e surpresa. Nesta mudança de epoca os verdadeiros mercados onde as logicas do consumo se tornam explicitas são aqueles dos grandes paises emergentes que já emergiram: Chinas, India, Brasil, Russia e Turquia.

Portanto a facil previsão diz respeito á prioridade comercial da analise e elaboração de tendencias e comportamentos conduzidas justamente nestas novas grandes bacias de imaginario e de cultura "outra".

Data de vencimento: 2 de novembro de 2008

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