04/11/2008

PreSentimento 48. Blink. Uma nova inteligencia

Aqui está um presentimento do ano passado que vence daqui a um ano, mas já está bem quente agora mesmo: a crise economica com certeza está acelerando o fenomeno do low cost em todos os setores: mas o que interessa é entender que trata-se de uma nova forma de inteligencia, não somente de fazer economia...
Data do presentimento: 4 de novembro de 2007
O assunto da velocidade e da fascinação instantanea que os torpedos(muito em moda entre os jovens na Italia n.d.tr.) trouxeram de maneira universal, se constitue em um elemento decisivo na evolução da cultura da escolha e do consumo, mostrando as novas direções para aquela categoria que durante muito tempo se definiu como "compra por impulso". Nesta perspectiva a gratificação imediata é diretamente proporcional ao preço acessivel, que torna desejavel um produto ou um serviço frequentemente pertencente ao grupo do basic criativo. Under and Tenner é o titulo de uma exposição montada algum tempo atrás no Design Museum de Londres sobre o tema: "O que é o bom design? Sedução? Diversão? Conveniencia?. 14 personalidades, entre eles Ron Arad e os irmãos Campana, selecionaram alguns objetos que não custam mais que 10 libras e que marcaram o mundo do consumo, dos chinelos brasileiros Havaianas á mitica esferografica. O fascinio destes objetos é neste caso o resultado imediato de sua simplicidade e prontidão de uso. Neste horizonte se colocaram nos ultimos anos os serviços também (não somente os last minute, mas também os first hour (ofertas da primeira hora) veiculados na Internet , que literalmente revolucionaram o setor de viagens (Ryan Air) ou dos serviços financeiros (ING). A ideia last minute se completa com o conceito first hour, que marca sua evolução, porque enfatiza mais, além do fator do negocio vantajoso, a possibilidade de conquistar e fascinar o consumidor "na primeira tacada".
O presentimento é que nos proximos anos esta será a logica vencedora que as empresas e as pessoas também terão que adotar. Estes serão as novas compras por impulso, sempre menos ligadas á extravagancia , e sempre mais motivadas por uma nova inteligencia, que é tipica do mundo web também: escolhas que se realizam rapidamente, sem processos articulados de raciocinio, sem ulteriores reflexões, assim como relata o livro Blink:the power of thinking without thinking (Piscada de olho: o poder do pensar sem pensar).
Data de vencimento: 4 de novembro de 2009

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