07/11/2008

Proposta 16. O Terceiro Renascimento do ensino

As aulas na praça como exemplo de pratica puxante do Terceiro Renascimento: o desafio didatico, a cidade como palco, o contato com os cidadões, a sensibilidade intergeracional, a experimentação de novas praticas. Tudo parece demonstrar que os tempos estão maduros para uma visão ambiciosa como aquela do Terceiro Renascimento, que pode encontrar sua expressaõ maxima somente na Italia. A analogia com os festivais urbanos e seu crescente sucesso na Italia parece evidente. Como proposta desta semana vem portanto um apelo aos estudantes, seus pais, seus professores com o objetivo de reforçar a plataforma emotiva que está se criando para uma nova experiencia politica iluminada. Muitas vezes as coisas se percebem somente depois de faze-las. Não acredito que os estudantes precisem destas indicações porque estão se demonstrando muito mais sabios e inteligentes de quanto os adultos imaginariam: é só consultar o trabalho especial que Nova100 (em italiano) publicou na quinta feira passada sobre a Onda estudantil e sua capacidade de interpretar a Web 2.0, para comprender quanto seja realizavel um Terceiro Renascimento começando por baixo. E portanto esta contribuição vale mais para os pais, que ainda não entendem completamente o que está acontecendo, que para os filhos, finalmente protagonistas além dos bairrismos ideologicos.

1) Provem ser melhores que seus pais, evitando furores ideologicos e praticas sectarias, aprofundando as razões do protesto. Perfeita a tomada de distancia de personagens nevroticos e psicolabeis tipo Grillo.
2) Procurem caminhos originais e construtivos nesta recusa ao corte ao conhecimento imposto por politicos ignorantes. O modelo de referencia permanece o presidente culto e probo, Giorgio Napolitano.
3) Aproveitem este momento para relançar com alegria a capacidade de condividir as experiencias, tipica da sua idade, que sua geração parecia ter perdido. As novas tecnologias e o sucesso de Obama serão seus companheiros de estrada.
4) Estimulem e busquem o comprometimento de seus professores e de seus pais nos projetos que tem elaborado, promovendo o crescimento inter-geracional. Esta é a ponte, não ideologica mas emocional, com o '68. Os valores são os mesmos, mas desta vez sem conflitos geracionais e com praticas completamente renovadas.
5) Restituam frescor e energia à politica, avaliando as diferentes visões do mundo e lutando pelos valores em que acreditam. Com transparencia e entusiasmo, como nas aulas na praça, abertas aos cidadões.
6)Decretem neste modo e com força seu direito não somente ao estudo, mas à pesquisa e ao conhecimento também. Além das aulas na praça, seria lindo começar um programa de exploração da cidade em que vivem, seguindo a ideia dos flaneurs e dos situacionistas( ver o post de ontem).
7) Continuem sem hesitar o jogo do dribling e a atitude ao aprendizado, além do mundo adulto. A arte, o teatro, os espetaculos geniais e envolventes do Cirque du Soleil serão uma fonte de inspiração para o novo movimento.
8) Mantenham contatos com seus amigos de outras cidades e paises, dando alento internacional a sua visão. O Terceiro Renascimento vai ser construido em cima da educação, conhecimento e pesquisa.
9) Usem o momento do protesto ativando novos interesses e novas curiosidades, como aconteceu 40 anos atrás. Novos relacionamentos, novas seduções além do mito dos "famosos". Mostrando que o orgão mais erotico continua sendo o cerebro, enquanto o intelectualismo esteril é sua negação.
10) Valorizem este tempo vital extraordinario harmonizando as novas experiencias afetivas com o desejo de conhecer o mundo. As praticas inteligentes e as mentes abertas serão seu constante amparo.
( veja as propostas anteriores na categoria: terceiro renascimento)

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