18/11/2008

()PreVisão 59. França e Italia: ou também Luxo e Gosto

Data da previsão: 18 de novembro de 2007
A França - como todo mundo sabe - é a patria do luxo, ao passo que na Italia cultivamos o gosto, mesmo que muitas vezes nem percebemos. Na França tudo é muito "alto": Alta Moda, Alta Cozinha, alta consideração de si... . Na Italia a excelencia do gosto vem de baixo: do territorio, da vida cotidiana, da casa da mamma. Experimentem comer durante uma semana aquilo que come uma familia francesa, e comprenderão a diferencia. O luxo é o excessivo e raro, o privilegio de poucos, o ar aristocratico, enquanto o gosto define uma experiencia permanente, de excelencia democratica, implicita, tangivel, como o caffé espresso al bar. Arte do fazer e competencia milenar condensados numa experiencia acessivel a todos. Até ontem a felicidade era (para nós também) o sonho de um luxo tendencialmente acima das nossas possibilidades, de agora em diante será a capacidade de reconhecer com discrição e inteligencia aquilo que está ao nosso alcance e melhora realmente a qualidade de vida. É a isto que a Italia deverá mirar.
O gosto não pode ser expressado nem reconhecido quando estamos sozinhos, voltados aos nossos privilegios familiares ou profissionais. O gosto precisa de folego, de circulação, de confronto. O convivio e a conversação são os grandes facilitadores do gosto, e por causa disso também o centro desta experiencia volta a ser a comida e a alimentação; em duas palavras: a cultura da mesa. Os grandes chefs se igualam aos grandes estilistas, em todos os setores da midia pro~poem-se receitas e restaurantes, Slow Food triunfa com sua vocação didatica. O Salão do Gosto se torna a nova oficina para experiencias memoraveis.
A previsão: gosto e paladar, degustação e mensagem se fundirão com o desejo renovado de "estar juntos", e algumas cidades, como Parma, se tornarão as capitais do gosto.
Data de vencimento: 18 de novembro de 2007

Nenhum comentário: