05/11/2008

PreSentimento 49. A geografia de cada um

Um grande autor, conhecedor da sua cidade e apaixonado por gente e pelo genius loci...
Data do presentimento: 5 de novembro de 1994
" Enquanto adentrava nesta geografia toda mental, perguntando-me com quais outros materiais da minha vida teria criado "ele", embati também em alguns detalhes esqualidos: um rico e zeloso vizinho do qual minha mae cantava elogios; a sombra de um general ocidentalizado ocupado a salvar sua patria; a figura do protagonista de um livro lido cinco vezes da primeira à ultima pagina; um professor que nos castigava com seus silencios; um colega de aula tão rico que, além de ter condição de trocar as meias todos os dias, chamava seus pais de senhor e senhora; famosos escritores, filosofos, cientistas, exploradores e inventores dos quais tinha lido a vida nos prefacios dos seuslivros ... . Personagens comparecendo um atrás do outro para me atrair aqui e alí , como muitos nomes familiares em um mapa, enquanto eu ficava alí apoiado ao muro da mesquita, muito depois da meia noite. Estava excitado como uma criança que olha pela primeira vez o mapa do bairro em que viveu a vida toda. Eu o tinha construido com base nas minhas lembranças, nas personagens da minha memoria. Esta monstruosidade, este mosaico formado pela multidão de pessoas colecionadas por mim um a um, constituia a alma do olho que tinha deixado pairar em cima de mim e que agora se tornava uma coisa só com meu olhar.
Data de vencimento: não chegada

Nenhum comentário: