10/10/2008

Proposta 3: Alimentar a rede de italicos no mundo

Data da proposta: 8 agosto 2008
A terceira proposta é relativa á italian way , o made in Italy , o sentido da Italia. Mudando para um terreno novo e pouco visitado, alimentando uma rede de italicos no mundo, rede que já existe. A publicação do libelo " Italici. Il possibile futuro di una community globale" (Italicos, o possivel futuro de uma comunidade global), convalida definitivamente a longa gestação da intuição que Piero Bassetti apresentou a 15 anos quando, no meio da incredulidade geral, iniciou a trabalhar sobre o conceito de italicos, ou seja , de uma comunidade global por volta de 150 milhões de pessoas , que no mundo exprimem não somente um estilo de vida, mas também um estilo de pensamento á italiana, que podemos definir italian way , e que vai muito além do made in Italy, e da nação italiana fechada entre seus confins.
O livro se articula a partir de uma longa entrevista concedida recentemente por Piero Bassetti , na qual expoem todas as etapas evolutivas da italicidade e se conclui com um Manifesto dos glocalistas, no qual são recuperados alguns momentos da teoria da complexidade que tanto influiu na elaboração da antropologia post-colonial. O que rende extraordinariamente fertil e original o trabalho de Bassetti é a aplicação destes conceitos á realidade e á cultura italiana no mundo, que o autor define como diasporas e que se mostram como perfeitas interpretes daquela que nos temos definido a estrategia do beija-flor .
Bassetti compara a comunidade global italica com o Commonwealth de culturas, de experiencias, de ideais, uma busca por uma união de todas as pessoas que tenham uma raiz italiana, e- nos completamos- que tenham aquela sensibilidade, aquele gosto, aquela maneira de pensar , que constitue um extraordinario patrimonio(asset) no mundo para sustentar uma visão da vida mais proxima aos valores do Terceiro Renascimento: in um mundo do conhecimento em que a inovação seja o momento no qual o saber e o poder se encontram para fazer a tradição, os valores, a historia.
A proposta portanto é : completar a rede italica con participações, sugestões e ideias que possam alimentar esta visão ajudando a Italia a se tornar o ponto de referencia mundial para o lançamento de um Terceiro Renascimento.
(leia as outras propostas na categoria: Terceiro Renascimento)

Nenhum comentário: