30/10/2008

Proposta 12. Nós não temos medo

Data da proposta: 10 de outubro 2008
Enfrentamos já varias vezes este tema neste blog mas desta vez a contrubuição vem de David Lyon, sociologo frances que recentemente participou do festival do direito de Piacenza.
Lyon esclarece que o medo e a insegurança são um produto daquelas mesmas tecnologias que deveriam combate-los, por conta de uma especie de paradoxo perverso. Mais camaras filmadoras não te fazem sentir mais seguro, ao contrario aumentam a ansiedade e a suspeita. Maiores contatos telefonicos com nossos familiares não oferecem tranquilidade e sim criam um estado de tensão permanente. Sobre este aspecto reportamos um trecho do discurso di Lyon que não deixa duvidas: "Certezas e relacionamentos sociais desmoronaram, vivemos na era da suspeita. Um tempo tinha importancia quem vocé era e aquilo que vocé sabia fazer, hoje a regra é: " o que nos sabemos de vocé?". Como nunca se sabe o suficiente, a ansiedade cresce"
A decima segunda proposta se refere portanto a uma primeira necessidade, a de reconquistar a coragem de viver, afirmando: Nos não temos medo. E ainda. Nos não temos medo de não encontrar um emprego. Nos não temos medo de perder o emprego. Nos não temos medo de viajar pelo mundo. Nos não temos medo de ter coragem. Nos não temos medo de sair aos 20 anos da casa dos paes. Nos não temos medo de sonhar o futuro. Nos não temos medo de ser agredidos por um imigrante. Nos não temos medo de denunciar quem nos agrediu, qualquer ele seja. Nos não temos medo de ficar entediados. Nos não temos medo de ter uma opinião. Nos não temos medo de argumentar com quem tem uma opinião diferente da nossa. Nos não temos medo de não ser suficientemente importantes. Nos não temos medo de quem é racista porque é natural para ele. E assim poderiamos continuar e até criar uma nova colecção de camisetas....
( veja as propostas anteriores na categoria: terceiro renascimento)

Nenhum comentário: