02/10/2008

PreSentimento 35. Resistencia Budista

Data do presentimento: 2 de outubro 2007
<<"Usem sua liberdade para promover a nossa". Esta frase, de Aung San Sun Kyi, Premio Nobel da Paz e filha do heroi da Independencia birmana, deu volta ao mundo nestes dias nos quais o desafio pela liberdade deles ajuda a despertar nossa entorpecida liberdade, empanturrada demais para ter vitalidade. Um despertar marcado pela incrivel emoção em assistir na tv e nas primeiras paginas dos jornais, a maré vermelho-laranja de milhares de monges budistas que de maneira corajosa e imprevist, depois de 70 anos e talvez pela primeira vez de maneira tão espetacular, colheram o legado das passeatas não-violentas de Gandhi, o homem mais carismatico do segundo milenio.
Chegou assim a demonstração que a força da conscientização silenciosa pode chegar aonde o sensacionalismo mediatico já encontra dificuldade para penetrar. Milhões de pessoas mobilizando-se no mundo todo com suas camisetas e lenços vermelho-laranja estão alimentando a revolta não-violenta, contra um regime cego e tirano que tenta desesperadamente cortar os contatos com o mundo isolando Internet e procurando o objetivo impossivel de congelar seus suditos na Idade-Media birmana. >>
A Asia do Meio, da qual falamos em um post de 23/09/08, se manifesta ao mundo com uma serenidade que demonstra, ainda mais nos momentos dramaticos, o proprio extraordinario valor e potencia interior. Temos esperança que ela possa deveras dobrar os fuzis e repercutir na consciencia dos militares que até hoje reagiram sufocando a revolta no sangue, mas que em alguns setores demonstram ter duvidas e perplexidades.
Confirmamos portanto o presentimento que as comunidades budistas - de modo algum desligadas do mundo real- atuarão um papel importante , nos proximos anos, nas dinamicas das mudanças no gigante asiatico.
Data de vencimento: primeiro de outubro de 2013.

Nenhum comentário: