27/10/2008

PreVisão 50. O verbo do marketing será criativo

Data da previsão: 27 de outubro de 2007
O design também já se liberou das escolas de pensamento contrapostas (por ex. o movimento moderno contra o design radical), adotando a logica da experiencia como ponto de referencia para definir seu papel em estimular a qualidade da vida. Assim como aconteceu na relação entre arte e arquitetura na realização dos museus de arte moderna e contemporanea, se torna essencial e estrategica a correlação circular entre o consumidor (novo protagonista criativo), novas linguagens esteticas e de design, e experiencia pessoal saindo do mindset das vanguardas. Neste processo torna-se estrategica a variavel do tempo, pois as experimentações artisticas dos cidadões "persona" não são episodicas mas se alongam no tempo com uma influencia egual áquela das vanguardas que se seguiram em ondas durante o seculo passado. Isso impõe a necessidade de um "pensamento longo" e antecipador como muitas vezes soube ser o pensamento dasvanguardas. Dentro de uns poucos anos as empresas se tornarão laboratorios de propostas de novos movimentos culturais para cidadões-artistas aptos a desenvolve-las. A comunicação se tornará capacidade performativa nos tons da pop art ou do simbolismo, do expressionismo ou do informal. A distribuição e a venda se tornarão happening, espacialismo e situacionismo, enquanto o mundo do packaging vai encontrar-se na sensibilidade de um Cesar e de um Christo.(os artistas n.d.tr.)
Data de vencimento: 27 de outubro de 2009

Nenhum comentário: