09/10/2008

Proposta 2 : Praticar o cuidado

Data da proposta: 1 agosto 2008
Uma segunda proposta no caminho do Terceiro Renascimento tem a ver com a necessidade de re-aprender a dedicar nosso cuidado a algo. As pessoas voltam espontaneamente a esta pratica em se ocupando dos seus proprios animais domesticos, cultivando pequenas hortas, e jardins nos terraços de casa, ou dedicando sempre mais tempo á manutenção criativa da residencia ou do carro. Mas aqui estamos falando de algo mais sistematico, além dos hobbies particulares, que possa ser ensinado nas escolas : aquilo que tempo atrás se ensinava nas aulas como " aplicações tecnicas" poderia tornar-se um periodo e um espaço dedicado á atividade de dedicar-se com cuidado a algo. De cursos rapidos de pronto socorro, a formas leves de gardening, até o ensinamento da enogastronomia ou do corpo humano.
No belo livro de Flavia Arzeni, Un' educazione alla felicitá( uma educação á felicidade), no qual a autora apresenta ao leitor o mundo de dois grandes autores, ambos premio Nobel - Hermann Hesse e Rabindranath Tagore - volta-se á metafora do jardim como modelo de cura feliz, atravéz da qual Hesse se mostra feliz de ter oferecido, por meio da sua propria experiencia, o jardim como modelo de sobrevivencia aos males do mundo, sejam eles publicos ou privados.
Hoje a ideia que a natureza - e o jardim que dela é a interpretação a medida do homem - tenha valor terapeutico e educativo, tanto para o individuo como para a sociedade da qual este faz parte - é um dado sempre mais aceito. Cuidar do jardim é um exercicio de respeito e uma aprendizagem de amor. Seria bonito encontrar a maneira de reformar nossa escola em um modelo educativo que saia destas premissas e não esqueça a importancia do cuidado. Portanto a proposta é de individuar cotidianamente o objeto da nossa cura e de conta-lo para os amigos: ao que vocé dedicou seus cuidados hoje ?
(leia as outras propostas na categoria: Terceiro Renascimento)


Nenhum comentário: