30/10/2008

PreSentimento 47. A revanche do cerebro arcaico.

A um ano de distancia deste presentimento, a marcha triunfal de Obama parece confirmar a relevancia da ultima frase, a respeito de carisma natural.....

Data do presentimento: 30 de outubro de 2007
A Africa negra representa sob muitos aspectos o antidoto radical á experiencia americana. Aqui tem o espetaculo mediatico , ao passo que lá tem a tradição oral, nesta tem o hipermercado gigante repetido sempre igual ignorando a diversidade do territorio, naquela tem o micro-mercado que plasma a aldeia toda: a linha americana é engolida pela curva africana, a demarcação do espaço corporeo encontra aqui a promiscuidade ritual, o final feliz se dissolve no sacrificio iniciatico, o algido monoteismo do sucesso é substituido pelo politeismo visceral do fetiche. A lista poderia continuar. Porém, aquilo que mais chama a atenção é o modelo alternativo de felicidade que a Africa ainda hoje parece ter condição de produzir. E que transparece nas caras e nas expressões das crianças que a gente encontra ás centenas nas escolas das aldeias. Uma alegria que exprime a plenitude do contato com o que é diferente, através do sorriso admirado por vocé estar ali do lado deles. Acariciando instintivamente os pelos dos seus braços, como muitos fazem, em um reflexo condicionado de abertura ao mundo do outro. Experiencia excitante, supra-sumo de pura felicidade.
O presentimento é que a cultura africana, com seu impulso vital e sua carga ancestral, vai poder reconquistar um papel relevante no corpo integral da sociedade global que nos espera, propondo-se com a centralidade do "cerebro arcaico" que conserva os elementos neurologicos mais primitivos ligados ao instinto e á sobrevivencia, que constituem ainda hoje as zonas do cerebro mais misteriosas e fascinantes. A difusão global das tatuagens, do piercing, do corte de cabelo tribal e de um "corpo ritmico", representam somente um exemplo da nova relevancia desta "africanidade", que emerge também, de maneira mais refinada, da dignidade ancestral e da elegancia natural dos afro-americanos nos USA ou no Brasil.
Data de vencimento: 30 de outubro de 2020.

Nenhum comentário: