20/12/2008

Proposta 21. Monitorar as empresas inconsciente e instintivamente renascimentais.

Proposta 21. (12 de dezembro de 2008)
Um dos pontos do manifesto sobre o Terceiro Renascimento (veja na categoria "propostas" a de numero 17 , no ponto 9) propõem de recolher todas as experiencias desenvolvidas no territorio italiano nestes anos nos varios ambientes e ocasiões(dos festivais urbanos aos projetos distritais) para relançar suas potencialidades renascimentais além de suas proprias valenças locais, encontrando assim uma consciencia mais ampla de suas potencialidades. E esta vigesima primeira é portanto a proposta de tornar operante esta intenção, e de iniciar um monitoramento analitico a começar pelas milhares de empresas italianas - desde as maiores como Ferrero e Illycaffé às menores, como aquelas descritas nos livros sobre a excelencia do made in Italy (de Slow Economy à Nostra eccellenza), que encarnam, às vezes inconscientemente e instintivamente, o modelo do terceiro renascimento que estamos elaborando. Esta atividade de busca no territorio permitirá identificar e esclarecer os parametros sobre os quais poderemos definir a pleno titulo uma empresa na categoria da excelencia: centralidade da inovação fundamentada no territorio, capacidade de relacionamento humano, interdisciplinariedade, capacidades neo-artezanais aplicadas na logica industrila, transferencia virtuosa de conhecimento. Logo a partir da proxima semana iniciaremos portanto a mostrar as empresas exemplares que obedecer estes requisitos, e pedimos a todos vocés leitores para que nos indiquem outras experiencias empresariais - não importa a dimensão - que se alinham nesta direção. O objetivo declarado desta seleção é compôr um ranking das primeiras 100 empresas italianas que formarão a plataforma operativa do Terceiro Renascimento.

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