24/12/2008

PreVisão 79. O Renascimento chega de fora

De um ano para cá quase tudo mudou completamente, mas a força do export continua a alimentar este bom made in Italy....Vamos meditar sobre isso....Feliz Natal...

Data da previsão: 24 de dezembro de 2007
Os dados recentes relativos ao export italiano - superiores a qualquer otimistica expectativa - demonstram aquilo que estamos repetindo a muito tempo: o terceiro renascimento italiano se originará a partir do exterior, do olhar de quem nos valoriza "de fora", longe portanto de nossas pateticas lamentações. Mais cedo ou mais tarde este olhar vai bater até que enfim no fundo dos nossos olhos. E talvez somente desta maneira vamos descobrir o orgulho que na nossa historia milenar nunca encontramos o momento de cultivar. Um presente de Natal nestes tempos que insiste em nos fazer sentir falidos. Enquanto isso, como tem declarado nossa otima ministra Emma Bonino "Estamos vendendo de tudo no mundo todo: elicopteros para os americanos, espumante para os russos, oculos aos coreanos, iates aos franceses, poltronas aos alemães, queijo até no Japão. Ainda não vendemos geladeiras aos esquimós nem aquecedores aos Tuareg, mas vamos chegar lá...". Superamos a tão celebrada Espanha e a Alemanha também, nas exportações; o Euro está forte e até periga tornar-se uma plusvalencia em termos de percepção de valor para os nossos produtos. Os segmentos tradicionais do made in Italy, que estariam sufocando pela concorrencia chinesa, sinalizam brilhante vitalidade com taxas de crescimento entre 15% e 20%(!!), justo nos mercados que supostamente deveriam destruir nossa competitividade.
A previsão é que o saldo positivo vai se reforçar nos proximos 3 anos, e que enfim nós também iremos tomar consciencia, reconhecer e enfatizar nosso potencial no mundo.
Data de vencimento: 24 de dezembro de 2010

Nenhum comentário: