18/12/2008

()PreVisione 76. Italianos tristes ou felizes?

O ano que passou- desta vez - infelismente não sinalizou a direção desta previsão: mas ainda nos restam 4 anos para que se realize. Vamos arregaçar as mangas....

Data da previsão: 18 de dezembro de 2007
Uma contribuição preciosa ao debate destes dias sobre a identidade e a presumida tristeza dos italianos, lançado pelo artigo do correspondente do New York Times na Italia, vem da leitura do otimo livro de Sebastiano Vassalli cujo titulo é exatamente L' italiano. Uma coletanea de doze historias breves a respeito de personagens italianos reais, que ao mesmo tempo encarnam os tipos nacionais: o doge (autoridade maxima na Veneza renascimental tr.), o padre, o comendador, o pai da patria, o tenor, o transformista, o carabiniere (policial militar it.tr), a feminista, os dois revolucionarios, o senhor B., chamado também o arcitaliano. A leitura destas historias - relacionadas a pessoas reais identificadas com nome e sobrenome, como Crispi, Sibilla Aleramo, Togliatti, Sofri - nos entroduzem, para começar, à extraordinaria complexidade e subtileza do "tipo italiano" cuja analise certamente não está ao alcance de um jornalista americano por mais brilhante e informado ele possa ser. È uma questão de sensibilidade. De dupla e tripla leitura da realidade. Perguntado se é feliz, italiano nenhum responderia afirmativamente, sem "se" nem "mas". Os "se" e os "mas" fazem parte da essencia da inteligencia italiana, e fica quase impossivel prescindir deles, em uma reflexão condividida pela maioria acerca do nosso destino. Mostrar-se feliz, na Italia, não é aconselhavel, não fosse que para afugentar o azar. Para afinal descobrir - pelos parametros objetivos que medem a qualidade da vida, incluindo a longevidade - que o italiano é o povo mais feliz do mundo, ou seja aquele que complexivamente vive melhor. Os unicos que comprendem geralmente são os outros.
A previsão é que nos proximos 5 anos vamos começar nós também a comprender isso, e a nos tornar mais orgulhosos por aqueles que somos.
Data de vencimento: 18 de dezembro de 2012

Nenhum comentário: