26/12/2008

Proposta 21. Integração natalina e artezanal

No dia de Natal os bons sentimentos se reforçam, bem como os propositos para o futuro. Por isso estou voltando à ultima proposta(21) comentada em 12 de dezembro ultimo, e informo os leitores sobre o inicio do projeto do grupo do Terceiro Renascimento que está se encontrando a nove meses em Milano: descobrir no territorio italiano todas aquelas empresas "invisiveis" ( de pequenas dimensões e sem vocação ao marketing nem à comunicação) que encarnam inconscientemente os valores do Terceiro Renascimento, para envolve-las em um projeto mais amplo de crescimento e de reconhecimento, possibilitando visibilidade e conscientização a elas, e a nós linfa vital para o futuro, demonstrando que o made in Italy não está morto e ao contrario tem inumeras possibilidades de desenvolvimento. Uma visão consistente nesta direção nos é proporcionada pelo ultimo livro de Richard Sennet L'uomo artigiano(o homem artezão), onde o autor propõe recuperar as motivações e os talentos do artezão para modificar os paradigmas da qualidade que a sociedade industrial instaurou.

Proposta 21. (12 dezembro de 2008)
Um dos pontos do manifesto sobre o Terceiro Renascimento (veja na categoria "propostas" a de numero 17 , no ponto 9) propõem de recolher todas as experiencias desenvolvidas no territorio italiano nestes anos nos varios ambientes e ocasiões(dos festivais urbanos aos projetos distritais) para relançar suas potencialidades renascimentais além de suas proprias valenças locais, encontrando assim uma consciencia mais ampla de suas potencialidades. E esta vigesima primeira é portanto a proposta de tornar operante esta intenção, e de iniciar um monitoramento analitico a começar pelas milhares de empresas italianas - desde as maiores como Ferrero e Illycaffé às menores, como aquelas descritas nos livros sobre a excelencia do made in Italy (de Slow Economy à Nostra eccellenza), que encarnam, às vezes inconscientemente e instintivamente, o modelo do terceiro renascimento que estamos elaborando. Esta atividade de busca no territorio permitirá identificar e esclarecer os parametros sobre os quais poderemos definir a pleno titulo uma empresa na categoria da excelencia: centralidade da inovação fundamentada no territorio, capacidade de relacionamento humano, interdisciplinariedade, capacidades neo-artezanais aplicadas na logica industrila, transferencia virtuosa de conhecimento. Logo a partir da proxima semana iniciaremos portanto a mostrar as empresas exemplares que obedecer estes requisitos, e pedimos a todos vocés leitores para que nos indiquem outras experiencias empresariais - não importa a dimensão - que se alinham nesta direção. O objetivo declarado desta seleção é compôr um ranking das primeiras 100 empresas italianas que formarão a plataforma operativa do Terceiro Renascimento.

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