12/12/2008

PreVisão 73. Humano, humano á italiana demais.

Esta previsão que vence daqui a 2 anos, já se revela em sintonia com os premios ganhos pelo filme Gomorra e Il Divo nos mais importantes festivais internacionais, e com o sucesso de critica e de publico de outros produtos nossos.
Data da previsão: 12 de dezembro de 2007
O cinema italiano está monstrando seu otimo nivel com certeza, e disso, como era de se esperar, não se fala muito no nosso Pais, orientado sempre à critica negativa e ao derrotismo. Jovens autores, brilhantes e divertidos, sempre refinados na leitura do cotidiano e das vicissitudes humanas, humanas demais, e nessa leitura a nossa sensibilidade continua sendo a primeira no mundo: desde o sucesso americano de Muccino (À procura da felicidade, o filme italiano de maior bilheteria na historia do cinema mundial, ultrapassando o proprio Benigni, outro campeão de humanidade), à aprovação persuasiva de Soldini(Giorni e Nuvole (dias e nuvens)) e Mazzacurati (La giusta distanza (a distancia certa)), até chegar àquele maravilhoso trabalho de Bentivoglio (Lascia perdere, Johnny(deixa para lá Johnny)) que de maneira surprendente conta uma historia dos anos 70 filmada na onda da improvisação criativa com os dois irmãos Servillo atuando superlativamente, como em uma jam-session em que a guitarra jazz dita o ritmo e o calor da relação. Momentos e situações de grande originalidade, ternura, ironia, em uma palavra só: humanidade. Imperdivel!
A previsão é que em cima destas plataformas de leitura da existencia se fundará, nos proximos 3 anos, a renovação cultural da Italia, a partir do reconhecimento das qualidades que nossos criativos estão hoje demostrando em todas as areas. È só ouvir o ultimo cd de Lorenzo Jovanotti , cujo titulo emblematico é : Barro; mas sobre ele voltaremos a falar outra hora.
Data de vencimento: 12 de dezembro de 2010

Nenhum comentário: