26/09/2008

Proposta 1- Ensinar as regras do Capitalismo 3.0

Data da proposta : 25 de julho 2008
Fundamental na construção do Terceiro Renascimento e da sua visão, a leitura do livro Capitalismo 3.0. O planeta patrimonio de todos. de Peters Barnes, que esclarece a possivel evolução- sem ingenuas rupturas revolucionarias- do nosso sistema capitalistico para uma forma mais consciente de visão politico-social che o proprio autor justamente define up-grading do programa operativo da nossa sociedade.
Os ultimos 10 anos demonstraram- no impulso do movimento no-global e de muitas associações e fundações- a não sustentabilidade do modelo economico, social e financeiro construido até hoje. Em particular está se manifestando nos ultimos anos e na passagem do milenio a centralidade dos commons , os bens comuns como ar, agua, informação, inteligencia e laços sociais , que não podem ser ainda mais divididos e privatizados e que não podem ser administrados por meio das classicas logicas da propriedade . Não por espirito de bondade nem por ideologia mas pela sobrevivencia do nosso planeta e de nossa vida social. Pela pura e simples sustentabilidade do sistema. Barnes identifica- com a clareza e lucidez tipica dos anglosaxões- tres conjuntos a serem influenciados pelas novas logicas dos commons: o meio ambiente, a cultura e os laços sociais, e imagina a definição de um novo contrato social, a respeito deles , com as gerações futuras que estão arriscadas a receber contaminados estes bens comuns .
Esta intuição cria uma visão unica e poderosa- e aqui surge nossa primeira proposta-inscrevendose na dimensão nascente do Terceiro Renascimento que pode assim encontrar o capitalismo 3.0; no encadeamento de uma emoção sustentavel que faz entrelaçar os interesses de pais e filhos, de empresarios e funcionarios.
A proposta é de lançar hipoteses concretas, desenvolve-las com as empresas no plano teorico e pratico para enriquecer esta visão. Em todas as faculdades de Economia deveremos introduzir o ensinamento do Capitalismo 3.0: começando pela Universidade Bocconi e as outras em Milano, aproveitando a Expo 2015 que está focada exatamente nestes argumentos, e vamos desencadear o Circulo Virtuoso. Sei que muitos professores universitarios visitam este blog: vamos começar a trocar nossas opiniões sobre este assunto.

Nenhum comentário: