23/01/2009

PreVisão 89. O projeto do terceiro Renascimento

Data do presentimento: 18 de janeiro de 2008
As analises do Future Concept Lab demonstram a muitos anos que existe um espaço para uma visão neo-renascimental das profissões e do mercado: um relançamento dos valores humanisticos como inclusive propõem as reflexões do instituto Humanistic Management; uma revitalização da pesquisa cientifica e tecnologica ao redor de um nucleo forte de valores criativos saindo da tradição humana e social, uma centralidade do design á italiana - entendido como um procedimento intuitivo produtor de qualidade - , a definição de estrategias de longo prazo para o aprimoramento da qualidade da vida e do seu gosto cotidiano.
O objetivo do projeto é de colocar a Italia e sua tradição Renascimental ao centro de uma nova visão estrategica que concilia a qualidade dos produtos, do management e da vida cotidiana, em uma atividade interdisciplinar, inovativa e humanistica, que se distancia do fantasma da visão economico-centrista promovida pelo capitalismo e pela finança do tipo anglo-saxão que está finalmente sendo rediscutida no mundo todo, em oposição á velha logica de uma globalização surda as diferencias que esmaga o genius loci de povos e nações.
O projeto do Terceiro Renascimento - que esperamos possa se tornar em um futuro proximo uma Fundação - pode relanãr neste modo o sentido da Italia, o made in Italy, mas também as jazidas culturais do mediterraneo e da Europa, e de paises e empresas que reconhecem a visão do Terceiro Renascimento ( desde a França até a Olanda e a Alemanha, assim como aconteceu no proprio Renascimento). Pode-se prever que, assim como para a Comunidade Europeia, a visão do Terceiro Renascimento será apta a atrair energias e interesses além dos confins europeus, particularmente naqueles paises que pelo envolvimento com o mundo colonial representavam indiretamente o "lado oposto" do Renascimento.
Trata-se de criar um grupo de partners com uma forte identidade e caracteristicas comuns no mercado ( vocação "iluminada", e frequentemente "familiar", exportação maciça no mundo todo, alta inovação do procedimento e de produto, gestão sustentavel dos recursos, forte valor agregado na qualidade da vida das pessoas) que consigam chamar atenção, curiosidade, entusiasmo se apresentando ao mercado, criando estrategias comuns , por exemplo, na maneira como lidar com os mercados do BRIC. Estas empresas deverão também contar sua historia em maneira transparente e documentada obedecendo ás logicas do neo-iluminismo.
Data de vencimento: 18 de janeiro de 2018

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